domingo, 26 de abril de 2009

Carta aberta ao Presidente Barack Hussein Obama – Português


Prezado Senhor Presidente Barack Obama:

Há várias semanas enviei ao senhor uma carta redigida em espanhol. Agora lhe envio esta carta em português, que terá conceitos muito similares aos desenvolvidos em minha carta anterior. Desta forma pretendo que o senhor me compreenda melhor. Desta forma pretendo que os luso-falantes entendam melhor meus argumentos e minhas sugestões.

Na carta anterior, que acabo de mencionar, começava parabenizando-o pelo sucesso de sua campanha eleitoral e pela sua vitória. A continuação reescrevo o que mais ou menos dizia.

O senhor, Barack Obama, será um novo presidente democrata nesse grande país do norte do continente americano, e de fato, o senhor será o primeiro presidente de origem afro-americano em seu país. Com certeza isso representará dificuldades adicionais, e ao mesmo tempo, provavelmente, lhe permitirá levar em frente orientações e posturas originais, interessantes, especiais, diferentes no direcionamento das concebidas e impulsionadas pelos seus antecessores.

Muita sorte Senhor Presidente em seu futuro governo. Pessoalmente espero que seu governo esteja marcado pela sagacidade e pela inteligência, e do fundo do meu coração, espero que o senhor entenda que os assuntos monetários estão na base das grandes reformas estruturais e sociais, que necessariamente é conveniente que se realizem nos Estados Unidos da América e no mundo inteiro.

Em particular, e do mais profundo de meu ser, espero que o senhor peça a seus assessores que estudem minuciosamente as possibilidades reais de realizar algumas das idéias impulsionadas pelo Centro Joan Bardina sobre o dinheiro telemático, sobre o que se conhece na literatura inglesa como “book-money” ou “telematic money” ou “telematic currency”. Seus assessores e conselheiros sem dificuldades poderão obter interessante informação sobre esta matéria no portal oficial da mencionada instituição espanhola. Esta documentação encontra-se em inglês e em espanhol, bem como em outros diferentes idiomas, especificamente consultar: http://www.bardina.org

Na minha humilde opinião, a moeda telemática pode cumprir um papel preponderante e significativo em nossa estrutura social e, por conseguinte, será melhor que imediatamente este assunto passe a estar nos primeiros lugares da agenda midiática e política.

Logicamente a minha sugestão não se orienta a que se adote, sem ser analisada, a proposta original de Agustí Chalaux de Subirà. O projeto original deste pesquisador social catalã bem poderia ser o ponto de partida ou de início, pois com certeza poderiam existir detalhes a ser mudados, pois, provavelmente, haverá enfoques a ser adaptados às circunstâncias próprias do país de que se tratar.

Novamente muita sorte em seu governo de quatro anos como presidente dos Estados Unidos da América.

E, finalizando esta carta, peço receba o Senhor Presidente, meus melhores e mais sinceros sentimentos.

Juan Carlos Anselmi Elissalde

No hay comentarios: